Título: O clube dos Amigos ImagináriosAutora: Glau KempPáginas: 280Editora: VerusClassificação: Não recomendado para menores de 16 anos.Pesquise os gatilhos antes de ler!Onde comprar: Amazon, Kindle UnlimitedSinopse: Às vezes amigos imaginários podem ser a nossa melhor companhia. Ou não...Vanessa e Thiago são dois jovens que ainda não abandonaram seus amigos imaginários. Depois de perderem o grupo de terapia que frequentam, eles decidem criar o clube dos amigos imaginários com Ricardo e Júlia, para continuar se reunindo e encontrar apoio para seus medos e traumas. Com muitos sonhos e amigos em comum, os quatro se jogam em uma série de aventuras que só o destino sabe onde vai dar.Narrando os encontros e desencontros desse grupo de amigos nada convencionais, O clube dos amigos imaginários nos insere em um universo repleto de sensibilidade, muitas vezes incompreendida, e acontecimentos capazes de transformar para sempre a vida de cada um de seus personagens.Em seu segundo livro, Glau Kemp nos leva a reflexões sobre os caminhos pelos quais a mente pode perambular para nos ajudar a crescer e confirma seu talento para a literatura juvenil.Original e irreverente, O clube dos amigos imaginários é um livro que ninguém vai abandonar enquanto não chegar ao fim. Inspirador para adolescentes e uma recordação para os adultos que esqueceram que já foram jovens.A Voz ― o amigo imaginário dele.Eu sou a voz dentro da cabeça dele e garanto: sou a parte menos louca desse garoto. Vou contar esta história para vocês, mas saibam que não é uma trama qualquer de adolescentes mimizentos! Só acontece coisa de maluco; tudo em que esse garoto se mete dá errado. Então esta é uma história real sobre amigos imaginários. Uma história de sexo adolescente, que consiste em mão na bunda por cima da calça jeans. Uma história de violência, basicamente sobre tapas que não acertam a cara de ninguém. E uma história de amizade que reúne quatro jovens insanos e seus amigos imaginários. Pessoas vão morrer, se apaixonar, enlouquecer e recuperar a sanidade. Não nessa ordem, senão seria uma história de zumbis. E isto aqui é sério.O Urso Bobo ― o amigo imaginário dela.Eu vou morrer… Esse é o grande spoiler da vida, um dia a gente morre. Então não quero ninguém chorando em cima de mim, me banhando em saliva e meleca. Porque esta é uma história feliz, de amor, amizade e superação. Uma história real sobre amigos imaginários, em que eu acabo morrendo no final. Mas quero contar para vocês como foram os últimos e gloriosos dezessete anos. Os mais loucos que alguém poderia ter. Os anos em que fui o Urso Bobo de pelúcia da Vanessa. A garota mais legal do mundo e meu grande amor.
Com uma escrita viciante e fluida, essa é uma história que me surpreendeu desde as primeiras páginas pela narrativa original e criativa apresentada pelo ponto de vista de um urso bobo de pelúcia e uma voz ácida e sarcástica dentro da cabeça.
Thiago, Vanessa, Julia e Ricardo tem mais em comum do que imaginam. Se tornaram amigos de uma forma muito inusitada: quando o grupo de terapia que frequentam é interrompido de forma violenta. No entanto, eles decidem criar o clube dos amigos imaginários, para continuar se reunindo e dividindo seus medos e traumas.
"A escuridão fica tímida na presença da luz."
Os quatro adolescentes possuem trajetórias de vidas marcadas por experiências traumáticas. Seus amigos imaginários da infância estiveram presentes quando mais precisavam, porém, não os abandonaram e continuam presentes no decorrer da adolescência influenciando, muitas vezes de forma negativa, em suas escolhas.
Amei esse livro! Glau Kemp nos insere numa trama repleta de sensibilidade, de pessoas que são consideradas diferentes, constantemente incompreendidas, com acontecimentos capazes de transformar para sempre suas vidas.
"Porque a vida acontece independentemente dos nossos planos e chega ao fim em um instante."
Gostei muito de acompanhar a jornada de cada personagem, me tocou profundamente conhecer suas particularidades. Entre medos e anseios foi bonito vê-los se apoiando, se aproximando e construindo um laço forte de amizade.
"Eu sou louco, sempre fui. Estes são meus amigos, que também são doidos, mas eles são mais minha família que a maioria das pessoas nessa festa. por que com eles eu posso ser o cara desastrado que ouve uma voz maluca na cabeça."
O final me impactou, eu não esperava por ele, mas compreendi. Além disso, ficou algumas questões em aberto, nada que estrague a experiência surreal que essa obra proporciona.
Esse é um livro identificável, que aborda diversas questões delicadas. Temas como suicídi0, depressã0, vi0lência d0méstica, s3xual, homof0bia são alguns dos assuntos trabalhados de forma responsável e sensível pela autora. Embora o conteúdo seja pesado, as mensagens oferecidas são como abraços quentinhos, nos acolhe, expressa que não estamos sozinhos e trás diversos ensinamentos, além de destacar a importância de cuidar da saúde mental.
"Eles foram unidos pelas fraquezas."
"O Clube dos Amigos Imaginários" é uma leitura tocante, genial e um dos cinco livros finalistas do prêmio Jabuti, merece muito ganhar. É uma narrativa fantástica!



.jpg)




