Uma das classificações de livros que mais gosto de consumir é o jovem adulto. Com protagonistas jovens lidando com questões importantes que permeiam suas vidas.
Tenho acompanhado muitos desses assuntos sendo retratados nos livros da Naci, o selo jovem da Editora Nacional. Todas as leituras que fiz até o momento foram excelentes. Por isso, hoje apresento alguns motivos que só destacam o quanto vale a pena conhecer algumas de suas obras.
REPRESENTATIVIDADEEsse é um dos motivos mais significativos. Os livros possuem muita representatividade. Com protagonismo negro, asiático, indígena, LGBTQIAP+, latino, etc. É possível que o leitor se identifique em algum momento, descobrindo que um pedacinho da sua história é semelhante com os personagens da trama. O livro "Félix Para Sempre" possui um protagonista trans, já em "Caindo de Paraquedas" temos personagens asiáticas imigrantes que sofrem xenofobia.
DIVERSIDADE CULTURALAssim como a representatividade, a diversidade cultural é um tema muito necessário nas narrativas. No livro "Uma História de Amor Agridoce" temos a cultura e a gastronomia vietnamita presentes. Em "Agora Que Ele Se Foi", é apresentado os costumes da República Dominicana. Já em "Elatsoe", somos presenteados com conhecimento ancestral.
TEMAS IMPORTANTESAssuntos pertinentes como relacionamentos abusiv0s, luto, crim3s cibernéticos, xenofobia, homof0bia, preconceito racial, relações familiares são alguns dos temas abordados de forma delicada nas histórias que representam os livros da Naci. Na obra "Em Fogo Alto", temos a maternidade como debate, além do crescimento pessoal. Em "King e as Libélulas" questões sensíveis sobre luto e sexualidade são trabalhados. "A Caçadora de Árvores" fala sobre a preservação do meio ambiente.
LIVROS NACIONAISNão posso deixar de mencionar a relevância para publicações das obras nacionais. Em "Para Sempre Seu", Julia Braga traz uma história sobre relações amorosas. Em "Ladeira Abaixo", Aimee Oliveira fala sobre Alzheimer de uma forma emocionante.
Recomendo muito o selo da Editora para todos que gostam de uma leitura mais jovem que retrata assuntos como amadurecimento, autoconhecimento, descobertas, sexualidade, enfim, temas atuais e necessários para adultos e adolescentes.

.jpg)




